Resumo do conteúdo
Inteligência artificial é um avanço tecnológico onde permite que sistemas simulem uma pessoa, ou seja, uma inteligência humana, indo além, hoje essa inteligência artificial consegue tomar decisões autônomas baseada em enormes bancos de dados armazenados em seu sistema.
Nesse texto, você vai conhecer alguns pontos sobre a inteligência artificial, como:
O que é inteligência artificial?
O termo inteligência artificial foi utilizado pela primeira vez em uma conferência na Dartmouth College, em 1956, organizada por John McCarthy, cientista da computação pioneiro no estudo de inteligência artificial. McCarthy acreditava que “todo aspecto de aprendizado ou qualquer característica da inteligência consegue, por princípio ser rão precisamente descrito que uma máquina pode ser criada para simulá-la”.
A Inteligência artificial é um avanço tecnológico que permite que os sistemas simulem uma inteligência humana, tendo capacidade de analisar e tomar decisões baseados em seus bancos de dados. Esse campo de estudo vem se desenvolvendo ao passar dos anos, a alguns anos atrás tínhamos apenas máquinas que eram programadas para fazerem apenas um tipo de ação e hoje temos máquinas capazes de analisar e tomar decisões precisas em qualquer situação.
Como a inteligência artificial é aplicada na área médica?
Como podemos notar a inteligência artificial está presente em todos os lugares onde vivemos, e também está presente na medicina, os profissionais da saúde e da ciência da computação têm se unido, para criar uma nova área de pesquisa, a IAM (Inteligência Artificial em Medicina). Inicialmente os estudos sobre a IAM foi em grande parte feito nos Estados Unidos, os cientistas desse projeto tinham a visão de que a inteligência artificial poderia revolucionar a medicina. A Inteligência artificial na medicina não trabalha com estatísticas e probabilidades, como na maioria dos casos , na medicina eles são baseados em modelos simbólicos de essência nosológica e se relacionam com os fatores ligados ao paciente e suas manifestações clínica. Sendo a nosologia a ciência que trata da classificação das doenças.Os sistemas de IAM auxiliam os profissionais da saúde em tarefas que dependem da manipulação de dados e de conhecimento.
No início das pesquisas em IAM os cientistas focaram em construir programas com inteligência artificial que ao fornecer as informações necessárias, a inteligência artificial possuísse a capacidade em ajudar médicos a definirem um diagnóstico e auxiliasse na escolha dos melhores planos de tratamento para seus pacientes. Atualmente a maior preocupação são os tratamentos de doenças crônicas.
Exemplos de Inteligência Artificial aplicadas na Medicina
Tratamento de Doenças
A Inteligência Artificial Consegue auxiliar muitos médicos no tratamento de doenças. Um exemplo é o Watson, um algoritmo que foi desenvolvido pela americana International Business Machines (IMB).
O sistema usa o DEEP LEARNING, aproveita os conteúdos de literatura científica e utiliza dados genéticos ou clínicos do paciente para sugerir as melhores opções de tratamento, o sistema não passa o caminho de tratamento que deve ser feito mas sim mostra todos os tratamentos possivel para a situação do paciente.
Dados mais seguros
Uma das vantagens da inteligência artificial é a segurança no armazenamento de dados do médico ao armazenar esses dados em nuvem. Os dados são armazenados no data lake e o gerenciamento desses dados são feitos através de inteligência artificial. A inteligência artificial auxilia o médico a armazenar e checar esses dados. O armazenamento em nuvem possibilita ao médico acessar suas consultas e anotações de qualquer lugar que estiver e permite quisesse recupere e corrija seus dados caso algum erro inesperado tenha ocorrido.
O Quadro do Paciente
Aparelhos com inteligência artificial vem sendo cada vez mais aprimorados para que em tempo real, o software alerte os médicos sobre o quadro de saúde de seus pacientes.Isso é feito por meio de um software que deve estar conectado a um monitor ou computador. Essa tecnologia visa facilitar e melhorar a relação do paciente com o profissional de saúde.
Auxílio na Telemedicina
A telemedicina vem sendo uma grande vantagem para a medicina pelo seu benefício de poder realizar consultas e analisar resultados de exames por meio de uma telechamada, ou seja, a distância, sendo assim o profissional da saúde pode estar atendendo mais paciente em seu dia e mantendo mais contato com seus paciente. A inteligência artificial associada a telemedicina auxilia no diagnóstico e tratamento de doenças através de consultas realizadas a distância.
A Doctor247 é um dos softwares médicos mais avançados do mercado, possuindo diversas funções como telemedicina, prontuário eletrônico entre outros com a intenção de ajudar cada vez mais o profissional de saúde e a conectá-lo com seus paciente de qualquer lugar que estiver trabalhando. Solicite um orçamento e teste gratuitamente a plataforma por 15 dias.